Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação. Se você continuar no site, consideraremos que está de acordo com nossa política de Privacidade e de Cookies
1
Finanças pessoais: use a tecnologia a seu favor
27/09/19 08:05 Fonte: Assessoria

Consultor da ANAJUSTRA dá dicas sobre aplicativos e mais.

As ferramentas tecnológicas disponíveis nos nossos smartphones eram algo inimaginável até bem pouco tempo. Esses aparelhos são hoje nossa plataforma de atendimento financeiro, fornecendo todo tipo de ferramenta para controle de receitas e despesas, sendo uma verdadeira revolução no controle gastos.

No entanto, eles de nada adiantam se você não mudar seu comportamento financeiro. A inteligência digital facilitará a sua leitura sobre seus gastos, dando caminhos para serem corrigidos, mas se você não os cumpre, perderá sua batalha.

Muitos apps disponíveis transformam informações complexas e as transmitem de forma mais simples, apresentando gráficos, demonstrativos, simuladores, projeções etc. Um bom exemplo: quando o aplicativo mostrar que suas despesas estão maiores que as receitas, ele também identificará o vilão dos seus gastos. Aí, caberá a você analisar se pode diminui-lo ou não.

Procure baixar o aplicativo mais amigável possível, ou seja, um que ofereça aquilo que você quer e que entenda o que ele propõe. Alguns, mais sofisticados, oferecem até análises de mercado, sendo um ótimo recurso para quem é investidor ou quer se tornar um.

Aplicativos para controle de gastos

Bancos digitais e sites de desapego
 
Outra inovação recente são os bancos digitais, ferramentas que oferecem uma enormidade de serviços sem tarifas. Aqui abro um parêntese para um caso muito curioso: quando você faz uma compra a prazo de um eletrodoméstico, por exemplo, normalmente a loja não oferece o desconto no pagamento à vista e obriga você a parcelar o valor no cartão de crédito. Se seu cartão for de um banco digital, ele oferece um desconto na fatura para pagamento à vista. Bacana, não é?  

Outra forma de economizar e até ganhar um dinheirinho hoje são os sites de desapego. Utilizar essas plataformas e se desfazer de todo equipamento em desuso na sua casa, acarretará em receitas. Comprar produtos de segunda mão, mas em bom estado, também.

Enfim, o uso das tecnologias disponíveis pode melhorar o controle de suas finanças. Faça o teste!

Dúvidas? Envie e-mail para financas@anajustra.org.br e eu respondo.

Um abraço,

José Carlos Dorte
Consultor financeiro da ANAJUSTRA

Acessos: 1019
Filie-se a Anajustra

Você ainda pode ler este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor da Justiça do Trabalho.

Já é associado ? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site

Filie-se a Anajustra

Conteúdo exclusivo

Associado, para continuar lendo, faça seu

Ainda não é associado?

Faça parte da maior entidade
associativa do Judiciário Trabalhista.

Conheça os benefícios