Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação. Se você continuar no site, consideraremos que está de acordo com nossa política de Privacidade e de Cookies
0
TRT do Rio de Janeiro lança nova biblioteca digital
19/09/19 15:16 Fonte: TRT1

A nova BDTRT Rio está com um novo leiaute e ganhou uma galeria de imagens.

Uma nova versão da Biblioteca Digital do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (BDTRT Rio) está no ar, com novidades. O lançamento oficial foi nesta quarta-feira, 18/9, no Salão Nobre do prédio-sede, e contou com a presença do presidente do TRT/RJ, desembargador José da Fonseca Martins Junior, além de magistrados e servidores. O magistrado destacou a importância da ferramenta para a memória do Regional, bem como a grande utilidade que ela representa para o trabalho de jurisdicionados e dos colaboradores internos.

A apresentação da ferramenta foi feita pelo servidor Javier Rapp, gestor da Coordenadoria de Organização do Conhecimento. As mudanças incluem a atualização da tecnologia de busca, que torna mais rápidos os resultados das pesquisas. Na página inicial, o usuário encontra campos específicos para pesquisa nas duas coleções mais procuradas do repositório, que são os acórdãos e normas internas. Esses atalhos permitem que a maior parte das pesquisas seja realizada com menos "cliques".

O novo buscador exibe, além dos resultados, a quantidade de registros por relator, autor (no caso de livros, artigos e monografias), data de publicação, entre outras informações, facilitando o refinamento da pesquisa. Outra novidade é que os termos pesquisados aparecem em destaque (com realce amarelo) entre os resultados exibidos, facilitando a sua identificação pelo usuário.

A nova BDTRT Rio também está com um novo leiaute, mais moderno, e ganhou uma galeria de imagens para exposição de fotografias - atualmente, estão sendo exibidas imagens históricas do Tribunal, mas, futuramente, outras ações poderão ser realizadas nesse espaço, como exposições temáticas virtuais.

A interface da Biblioteca Digital também passa a ser responsiva, ou seja, adapta o tamanho das suas páginas ao tamanho das telas em que estão sendo exibidas, como as telas de celulares e tablets.

O projeto da nova Biblioteca Digital foi desenvolvido em parceria entre a Secretaria de Gestão do Conhecimento (SGC) e a Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (STI).

Saiba mais 

A Biblioteca Digital do TRT/RJ foi implementada em 2008. Ela consiste em um repositório de diversos tipos de informações produzidas pelo Tribunal, que podem ser acessadas pela internet, incluindo súmulas, acórdãos, pareceres, atos, resoluções, portarias, provimentos, entre outras espécies de atos normativos.  

Por todos os seus recursos, a Biblioteca Digital é um importante instrumento de trabalho para os operadores do Direito e fonte de pesquisa para a comunidade científica. A ferramenta também contribui para a organização da memória do TRT/RJ e para a transparência pública. 

*Esse texto tem cunho informativo e não, necessariamente, reflete o posicionamento da ANAJUSTRA sobre o tema.
Acessos: 689
Filie-se a Anajustra

Você ainda pode ler este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor da Justiça do Trabalho.

Já é associado ? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site

Filie-se a Anajustra

Conteúdo exclusivo

Associado, para continuar lendo, faça seu

Ainda não é associado?

Faça parte da maior entidade
associativa do Judiciário Trabalhista.

Conheça os benefícios