Março Mulher: ação será encerrada nesta semana
22/03/19 12:43 Fonte: Assessoria

Servidoras de Natal e São Paulo terão um dia de beleza, saúde e bem-estar.

O final do mês de março será diferente para parte das servidoras dos TRTs do Rio Grande do Norte (21ª Região) e de São Paulo (2ª Região), que poderão participar da ação Março Mulher. Na agenda do Programa Bem Viver desde 2017, neste ano, a iniciativa tem como foco o autocuidado, reunindo serviços de saúde, beleza e bem-estar.

Em Natal (RN), o evento acontece nesta terça-feira, 26/3, das 10h às 16h, no antigo restaurante na Avenida Capitão Mor Gouveia, 3104, Lagoa Nova. Em São Paulo, a ação será encerrada no próximo dia 28/3, das 10 às 17h, no Auditório Aristóteles, Edifício Millenium, Avenida Marquês de São Vicente, 121, Torre B.

Oficinas de automaquiagem, salão itinerante (com designer de sobrancelhas e escovista), quick massage e bioimpedância são os serviços ofertados gratuitamente.

Para participar, as associadas devem retirar vouchers na área restrita. Eles estarão disponíveis para impressão dois dias antes de cada evento e devem ser apresentados junto com documento de identificação. Também é possível resgatá-los pelo aplicativo da ANAJUSTRA.

Em homenagem ao mês das mulheres, a iniciativa também foi realizada em Curitiba, no último dia 13, e Campo Grande e Manaus, nesta sexta-feira, 22/3.



Elogios


"Esse tipo de ação é importante porque a gente sai da rotina, em primeiro lugar. Depois, encontra com outros colegas e tem informações recentes sobre nutrição e saúde. Ainda tem massagem para desestressar e maquiagem. Que mulher não gosta de se cuidar?”

“Mais uma vez foi com muita satisfação e grata surpresa que participei do evento ‘Março Mulher’ promovido pela ANAJUSTRA. Pude perceber que tudo foi preparado com muito cuidado e carinho. Agradeço à toda equipe envolvida e espero que sempre possamos contar com eventos como esse. ” 

Os elogios são das servidoras Vânia Silvia Alcântara Foerster e Daniele Louise Geara, que participaram em Curitiba. 

Diretora da entidade, Glauce de Oliveira Barros, prestigiou a ação em Campo Grande e destacou que há muito a ANAJUSTRA se preocupa com o bem-estar dos associados e que a cada data comemorativa busca trazer satisfação pessoal para cada um daqueles que depositam confiança no trabalho da associação.

“Nesse mês de março o nosso carinho foi dedicado às mulheres: mães, filhas, irmãs, esposas, companheiras e amigas que, se desdobrando para desempenharem as funções que assumem, tem subtraído de sua vida o tempo para o tão necessário cuidado pessoal. Por isso escolhemos, neste mês de março, um dia para alegrar os corações e destacar a beleza das associadas. Em cada evento estão presentes o amor, o carinho e a amizade, que são temperos adicionados por cada diretor, delegado e colaborador da associação, e nos traz como resultado os elogios que recebemos durante o evento e os largos sorrisos que extraímos de cada uma das nossas colegas de trabalho. Essa é uma das formas de demonstrarmos o nosso amor por vocês.”
 

 

O autocuidado

As mulheres, nas mais variadas culturas, são grandes cuidadoras. Exercem muitos papéis, com sua liderança e sensibilidade, e assumem muitas responsabilidades. Por mais que se sobressaia na vida profissional, o universo doméstico ainda está na maioria das vezes sob sua responsabilidade. Um exemplo são os dados da PNAD Contínua, em 2016 o IBGE constatou que elas dedicam 73% mais horas aos cuidados e afazeres domésticos que os homens, incluindo aí a responsabilidade pelo gerenciamento do lar.

O autocuidado envolve rituais básicos que beneficiam a saúde como um todo e ajudam a melhorar a performance influenciando positivamente todas as áreas da vida. Tradicionalmente as mulheres cuidam mais da saúde do que os homens. Mas, às vezes, é necessário um incentivo a mais para que todas elas se conscientizem da importância de se cuidarem bem para exercerem com qualidade de vida e bem-estar todos os seus papéis, como revela a especialista em medicina integrativa e autocuidado, Elaine Moreira.

"Muitas pessoas têm uma ideia de que exercer o autocuidado é apenas criar uma rotina saudável para o corpo, mas na verdade precisam dar atenção também à mente, aos pensamentos e às emoções. Essa grande cuidadora, que é a mulher, precisa de cuidados. E o primeiro e o mais importante deles é sempre o que destinamos à nós mesmos", diz Elaine.
 
Dormir o suficiente, ter uma rotina alimentar regular, praticar exercícios físicos, de relaxamento do corpo e da mente, como ioga, meditação, massagem são alguns exemplos citados pela médica, que complementa e alerta, "para exercermos o nosso autocuidado é fundamental desenvolver o autoconhecimento, a autoresponsabilidade, a autocrítica, a autogestão e a autobservação, para que possamos trabalhar os nossos hábitos, a mentalidade e ressignificar os acontecimentos que já passaram, mas que ainda nos causam dor e afetam o nosso bem-estar e qualidade de vida".

Gerente administrativa da ANAJUSTRA e organizadora da ação, Gelice Prado explica que, embora o autocuidado envolva vários aspectos da vida, a ação terá um recorte para focar em três áreas: saúde, beleza e bem-estar. “Será um dia para as mulheres comemorem o mês dedicado a elas e também para cuidarem de si e interagir”, afirma Gelice. 

Acessos: 935