Autocuidado é foco da ação Março Mulher
08/03/19 10:05 Fonte: Assessoria

Evento do Bem Viver será realizado em Campo Grande, Curitiba, Manaus, Natal e São Paulo entre 13 e 28/3.

A ação Março Mulher vai percorrer as cinco regiões do Brasil em sua terceira edição e, com serviços de saúde, beleza e bem-estar, incentivar o autocuidado entre as participantes. Oficinas de automaquiagem, salão itinerante com designer de sobrancelhas e escovista, quick massage e bioimpedância estão na programação do evento que será realizado entre 13 e 28/3. 

Curitiba será a primeira a receber a iniciativa, na próxima quarta-feira, 13. No dia 22 será a vez de Manaus e Campo Grande. Na capital do Rio Grande do Norte, Natal, a Março Mulher será realizada em 26/3. E, o encerramento será em São Paulo, no dia 28. 

Para participar, as associadas devem retirar vouchers na área restrita do site. Eles estarão disponíveis para impressão dois dias antes de cada evento e devem ser apresentados junto com documento de identificação. 

Confira os locais da ação em cada cidade



Cuidado com você mesma
 

As mulheres tradicionalmente e nas mais variadas culturas, são grandes cuidadoras. Exercem muitos papéis, com sua liderança e sensibilidade, e assumem muitas responsabilidades. Por mais que se sobressaia na vida profissional, o universo doméstico ainda está na maioria das vezes sob sua responsabilidade. Um exemplo são os dados da PNAD Contínua, em 2016 o IBGE constatou que elas dedicam 73% mais horas aos cuidados e afazeres domésticos que os homens, incluindo aí a responsabilidade pelo gerenciamento do lar.

O autocuidado envolve rituais básicos que beneficiam a saúde como um todo e ajudam a melhorar a performance influenciando positivamente todas as áreas da vida. Tradicionalmente as mulheres cuidam mais da saúde do que os homens. Mas, às vezes é necessário um incentivo a mais para que todas elas se conscientizem da importância de se cuidarem bem para exercerem com qualidade de vida e bem-estar todos os seus papéis, como revela a especialista em medicina integrativa e autocuidado, Elaine Moreira.

"Muitas pessoas têm uma ideia de que exercer o autocuidado é apenas criar uma rotina saudável para o corpo, mas na verdade precisam dar atenção também à mente, aos pensamentos e às emoções. Essa grande cuidadora, que é a mulher, precisa de cuidados. E o primeiro e o mais importante deles é sempre o que destinamos à nós mesmos", diz Elaine.

Dormir o suficiente, ter uma rotina alimentar regular, praticar exercícios físicos, de relaxamento do corpo e da mente, como ioga, meditação, massagem são alguns exemplos citados pela médica, que complementa e alerta, "para exercermos o nosso autocuidado é fundamental desenvolver o autoconhecimento, a autoresponsabilidade, a autocrítica, a autogestão e a autobservação, para que possamos trabalhar os nossos hábitos, a mentalidade e ressignificar os acontecimentos que já passaram, mas que ainda nos causam dor e afetam o nosso bem-estar e qualidade de vida".

Gerente administrativa da ANAJUSTRA e organizadora da ação, Gelice Prado explica que, embora o autocuidado envolva vários aspectos da vida, a ação terá um recorte para focar em três áreas: saúde, beleza e bem-estar. “Será um dia para as mulheres comemorem o mês dedicado a elas e também para cuidarem de si e interagir”, afirma Gelice. 

Março Mulher

A ação, em comemoração ao mês da mulher, foi lançada em 2017, ano de criação do Programa Bem Viver. As edições anteriores somaram mais de 5,6 mil atendimentos. 

Acesse a página especial da ação

“Março Mulher foi a primeira ação do Bem Viver. Lembro que recebemos muitos elogios e que isso nos deu mais segurança para desenvolver a programação do ano e ousar mais em 2018, quando fomos para cidades do interior, com vista a atingir um número maior de associados, em diferentes regiões”, conta o presidente da associação, Antônio Carlos Parente. 

Ele assegura que, como parte da política de benefícios da entidade, o Bem Viver é um desafio. “Queremos levar mais serviços para os associados, transformando e ampliando a experiência associativa.”

Acessos: 1203