Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação. Se você continuar no site, consideraremos que está de acordo com nossa política de Privacidade e de Cookies
0
13º salário: um reforço no orçamento no fim do ano
12/12/18 15:47 Fonte: Assessoria

Consultor financeiro da ANAJUSTRA dá dicas de como aproveitar o benefício ao máximo.

José Carlos Dorte, consultor financeiro da ANAJUSTRA, dá dicas sobre como aproveitar ao máximo o 13º.

No Brasil, o pagamento do 13º salário foi instituído em 1962 pelo então presidente João Goulart e, desde então, tornou-se um reforço no orçamento no final do ano para o trabalhador. Em dezembro, quando é pago este “salário extra”, concomitante e notadamente é acionado um gatilho em nosso hábito de consumo, ao passo que os comerciantes ficam esperando esse momento para dobrar o faturamento.

Assim, tanto os comerciantes quanto os consumidores entram no clima de festa, sendo preciso ter muito equilíbrio para não sufocar ainda mais sua situação financeira destes últimos.

O salário extra bate forte no indivíduo o desejo frenético de consumir e, acompanhado dos meios de comunicação e marketing, numa enxurrada de mensagens promocionais em nossas redes sociais e na televisão, é necessário ter muita frieza e muito equilíbrio para não tomar decisões hoje que venham afetar o futuro – muitas vezes próximo.

Não podemos esquecer que em janeiro começa a fila de coisas para adquirir e pagar, como: material escolar, IPTU, IPVA, seguros, anuidade de conselhos, e por aí vai. Se você servidor já está endividado hoje, imagine no início do ano com mais estes compromissos.

Nossa recomendação é que você liquide os compromissos que tenham juros mais caros, tais como cheque especial, cartões de crédito, financiamento de veículos e empréstimos pessoais efetuados fora do crédito consignado.

Em 2019, há uma esperança de que as coisas vão melhorar, todavia se você não tomar medidas duras agora, seu destino não muda. Desejar que as coisas mudem sozinhas é quase uma sandice.

Elimine todo e qualquer compromisso que ofereça instabilidade financeira à sua vida. Comece a adequar seu padrão de vida dentro dos rendimentos que você possui. Há inúmeras coisas prazerosas que você poderá buscar sem grandes investimentos.

Nosso bem-estar vale muito! Feliz Natal e um próspero Ano Novo!

Acessos: 1418

Navegue pelo assunto:

Servidor  
Filie-se a Anajustra

Você ainda pode ler este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor da Justiça do Trabalho.

Já é associado ? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site

Filie-se a Anajustra

Conteúdo exclusivo

Associado, para continuar lendo, faça seu

Ainda não é associado?

Faça parte da maior entidade
associativa do Judiciário Trabalhista.

Conheça os benefícios