Painel Socioambiental mostra consumo do Poder Judiciário
19/11/18 15:11 Fonte: CNJ

Ferramenta para acompanhar consumo no Judiciário foi desenvolvida pelo DPJ/CNJ.

Quantas resmas de papel são consumidas pelo Superior Tribunal de Justiça? Qual é o consumo de combustível do Tribunal de Justiça do Amapá? Qual é o gasto em telefonia móvel e fixa no Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo? Essas e outras informações relativas à logística sustentável no Poder Judiciário brasileiro podem ser acessadas no Painel Socioambiental, ferramenta desenvolvida pelo Departamento de Pesquisas Judiciárias do Conselho Nacional de Justiça (DPJ/CNJ). 

O painel, que entrou no ar neste mês de novembro, apresenta dados de 2015, 2016, 2017 e uma parcial das informações colhidas este ano. A alimentação do sistema é feita diariamente, assim que os dados são enviados pelos tribunais ou conselhos nacionais ao DPJ, com exceção do Supremo Tribunal Federal, não subordinado ao CNJ. Os dados são enviados até dia 20 do mês subsequente ao do gasto ou do consumo.

Na painel, é possível consultar nove indicadores: consumo de papel, impressão, consumo de copos descartáveis, quantidade de veículos e gastos com combustível, água envasada em embalagem plástica, telefonia, manutenção predial, qualidade de vida no trabalho e gestão de resíduos.

Relatório

As informações dos indicadores, consolidados ao longo dos últimos três anos, foram compiladas no 2º Balanço Socioambiental, lançado no início deste mês durante o 1º Workshop Socioambiental do Poder Judiciário. Clique aqui para acessar o relatório.  

Na oportunidade, equipes socioambientais de 60 órgãos judiciais discutiram, entre outros temas, proposta de revisão da Resolução n. 201, que definiu os parâmetros para a criação dos núcleos socioambientais nos órgãos e conselhos do Poder Judiciário, assim como suas competências, e ainda para a implantação dos planos de logística sustentável (PLS).

*Esse texto tem cunho informativo e não, necessariamente, reflete o posicionamento da ANAJUSTRA sobre o tema.
Acessos: 1113

Navegue pelo assunto: