Troféu Dom Quixote: presidente e ministros do TST são homenageados no STF
26/10/18 17:38 Fonte: TST

Prêmio é concedido a personalidades que se destacam na defesa da ética, da moral e dos direitos da cidadania.

O presidente do Tribunal Superior do Trabalho, ministro Brito Pereira, foi homenageado nesta quarta-feira (24) na 28ª edição do Troféu Dom Quixote, realizada no Supremo Tribunal Federal. O prêmio, instituído pela Revista Justiça e Cidadania, é concedido a personalidades que se destacam na defesa da ética, da moral e dos direitos da cidadania.

“Sinto muito orgulho de receber esta honraria, pois defendo e admiro os princípios defendidos pelo idealizador do personagem Dom Quixote, Miguel de Cervantes, que possuía qualidades imprescindíveis ao mundo de hoje”, afirmou o ministro. “Este prêmio é um reconhecimento ao trabalho que desempenhamos na defesa da Justiça do Trabalho”. O presidente do TST recebeu o prêmio das mãos da esposa, Leila Rejane Fernandes Pereira (foto).

Os ministros Walmir Oliveira da Costa e Douglas Alencar Rodrigues também receberam o troféu Dom Quixote.

Na ocasião, o presidente do STF, ministro Dias Toffoli, recebeu a Medalha do Mérito Justiça & Cidadania, criada para homenagear personalidades que já foram agraciadas com o troféu Dom Quixote e com  troféu Sancho Pança. “Que sejamos todos nós, e cada brasileiro, verdadeiros Dom Quixotes na defesa dos valores constitucionais, atuando sempre com coragem, dignidade, lealdade, ética, amor, renúncia, desprendimento, determinação e fidelidade à Constituição, à República, à democracia e à justiça,” frisou Toffoli.

Troféu Dom Quixote e Sancho Pança

O troféu Dom Quixote foi criado pelo jornalista Orpheu Salles em 1999, mesmo ano do lançamento da revista “Justiça & Cidadania”. O Troféu Sancho Pança surgiu em seguida, para homenagear as personalidades que, já tendo sido agraciadas com o Dom Quixote, se mantiveram fiéis aos mesmos princípios.

Na edição deste ano, o presidente do Instituto Cidadania, Tiago Salles, anunciou a criação da Medalha do Mérito Justiça & Cidadania para aqueles que já receberam os dois troféus.

*Esse texto tem cunho informativo e não, necessariamente, reflete o posicionamento da ANAJUSTRA sobre o tema.
Acessos: 361

Navegue pelo assunto:

STF   TST