GERAL

CSJT promove curso a distância sobre gestão de documentos
Fonte: CSJT
  - 19/10/17 11:27

Organizar documentos de maneira segura, para que sejam rapidamente localizados, não parece algo tão importante até alguém precisar de um e não encontrá-lo. Além disso, o armazenamento inadequado pode inutilizar permanentemente o documento. Esse planejamento é desejado na vida pessoal, mas é imprescindível nos órgãos públicos. Neste caso, para que não sejam perdidos ou danificados, eles devem, inclusive, ser arquivados seguindo modernos parâmetros da ciência arquivística. 

Por essa razão, o Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) vai promover o curso a distância “Introdução à Gestão de Documentos”, entre os dias 23 de outubro e 6 de novembro. O objetivo é capacitar servidores para a gestão documental do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e dos Tribunais Regionais do Trabalho (TRTs). 

Segundo o servidor Leonardo Moreira, da coordenadoria de Gestão Documental (CGDOC), o curso também visa à valorização do ensino à distância (EaD). “Um dos valores do CSJT é a inovação e a CGDOC está inovando. Essa é nossa primeira incursão com a ferramenta de EaD. É um recurso maravilhoso, que nos permite ser mais próximos dos TRTs”, afirma. 

Além disso, Moreira ressalta que o curso vem suprir uma necessidade antiga. “É necessário, pois, em 2009 e 2015, realizamos diagnósticos nacionais sobre a situação dos arquivos da JT e, a partir desses estudos, identificamos algumas carências dos Tribunais Regionais”. 

Durante as 15 horas de aula, os servidores terão a oportunidade de conhecer os órgãos que estabelecem as diretrizes de uso, tramitação e arquivamento de documentos na Justiça do Trabalho, além do panorama da legislação arquivística. Aprenderão ainda sobre a implantação de programas de gestão de documentos e o impacto das funções arquivísticas na administração documental. De acordo com Moreira, o foco será na formação de uma visão geral sobre os métodos e procedimentos que devem ser aplicados no tratamento da documentação jurídica e administrativa. “os participantes vão se atualizar tanto em termos teóricos, quanto práticos. O objetivo é que possam encontrar soluções para desenvolver e melhorar o trabalho que executam”, enfatiza.

O servidor conclui lembrando que a presidência do CSJT tem dado total apoio à descentralização de recursos financeiros por meio do Programa de Modernização de Arquivos. O curso só vem para enriquecer ainda mais esse processo. “O que tentamos agora com o EaD é avançar em outra frente, a do compartilhamento de conhecimento, que é uma das nossas mais importantes atribuições”, finaliza. 

Os servidores da unidade de gestão documental interessados no treinamento poderão solicitar a inscrição através do e-mail ead@csjt.jus.br. 

*Esse texto tem cunho informativo e não, necessariamente, reflete o posicionamento da ANAJUSTRA sobre o tema.
Acessos: 328