INSTITUCIONAL

Palestra sobre depressão acontece nesta sexta em Belo Horizonte
Fonte: Assessoria
  - 04/08/17 09:58

Foto TRT3

O Plenário do TRT3 ficará lotado no encerramento do Ciclo de Palestras, com o tema “Depressão: como identificar, prevenir e tratar”, que acontece nesta sexta-feira, 4/8, em Belo Horizonte. Isso porque, todas as vagas do Ciclo promovido pela ANAJUSTRA, por meio do Programa Bem Viver, foram preenchidas, e os servidores que se inscreveram receberão certificado válido para fins de adicional de qualificação.

O tema será tratado pelo psiquiatra Daniel Barros, que é consultor do programa Bem Estar, da Globo. Barros também falou sobre a doença para servidores de São Paulo e de Porto Alegre. 

A depressão atinge cerca de 5,8% da população brasileira, ou seja, 11,5 milhões de pessoas sofrem desse mal no país. O índice é o maior na América Latina e o segundo nas Américas, atrás apenas dos Estados Unidos, que registram 5,9% da população com o transtorno e um total de 17,4 milhões de casos.

“A Organização Mundial da Saúde (OMS) escolheu 2017 como o ano de combate à depressão e queremos dar nossa contribuição fazendo com que os servidores saibam reconhecer os sintomas, preveni-los e até tratá-los,” ressaltou o presidente da associação, Antônio Carlos Parente. 

As inscrições para a palestra em BH foram encerradas nesta semana e podiam participar servidores, associados ou não, e magistrados. 

Realizada em parceria com a Escola Judicial do Regional, para obtenção do certificado, além de participar da palestra, o participante deverá responder, até o dia 10/8, a avaliação de aproveitamento.

O palestrante

O psiquiatra Daniel Barros integra o Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas (IPq-HC), onde atua como coordenador médico do Núcleo de Psiquiatria Forense e Psicologia Jurídica (Nufor). Ele é doutor em Ciências e bacharel em Filosofia, ambos pela Universidade de São Paulo (USP). 

Pílulas de Bem- Estar

Lançado no último dia 12, o livro Pílulas de Bem- Estar reúne evidências científicas e dicas do psiquiatra e professor Daniel Barros para melhorar nossa qualidade de vida. Seu foco é estimular atitudes mentais e comportamentos que ajudem a emagrecer, dormir melhor, estimular a mente e ter relacionamentos saudáveis.

Simples e bem-humoradas, suas pílulas de bem-estar mostram como incorporar hábitos benéficos e evitar os prejudiciais em áreas fundamentais da vida. 

O livro pode ser comprado pelo site da Livraria Saraiva, conveniada à ANAJUSTRA, com desconto. 

Confira as fotos da palestra 

Acessos: 483