< Voltar para o site da ANAJUSTRA

"Estranhamentos": servidor do TRT2 lança livro na Livraria Cultura

Doze anos após ter iniciado o projeto para publicar um livro com poemas autorais, Lucimar Justino, servidor do TRT2, fará o lançamento de "Estranhamentos" no dia 7/10, das 16h às 18h30, na Livraria Cultura, localizada na Avenida Paulista, no Conjunto Nacional, na capital paulista.

Publicado pela Scortecci Editora, Lucimar disse que o livro abrange poemas de amor, sobre o silêncio, o fazer poético, reflexões sobre a vida e temas diversos. "A escrita sempre foi uma válvula de escape e um prazer. Embora escrevendo pouco, sempre mantive ativo o blog Micropoema. No início deste ano, decidi por em prática o projeto do livro de poesia. Fiz uma seleção dos melhores poemas, de 2004 a 2018, e organizei o livro, que se destina aos amantes da poesia e de uma leitura leve e descontraída."

Inspirado por Carlos Drummond de Andrade, Monteiro Lobato, Fernando Pessoa, Cecília Meirelles, entre outros escritores, Lucimar explica que a vontade de escrever surgiu como uma alternativa para se expressar e vencer a timidez. "Este é meu segundo livro. O primeiro foi publicado em 2003. Tenho dois filhos, muitas árvores plantadas e dois livros. Creio que já tenha deixado minha marca no mundo (risos). E os poemas continuam brotando. Acredito que venham outros livros na sequência. Filhos acho que já está ótimo! Vamos parar por aqui! Quanto às árvores, sempre há espaço para novas árvores e principalmente para conscientização da necessidade urgente de preservação do que já temos", disse.

Sobre o livro "Estranhamentos", o escritor afirma que ele expressa sentimentos universais. "Os poemas são curtos e diretos, porém profundos. A linguagem é simples e não rebuscada. Cultivo a ideia de que se deve dizer o máximo com o mínimo de palavras. Esse é o pulo do gato da poesia, que, por excelência, é um texto aberto a interpretações. E acredito, também, que a poesia seja um caminho para a formação de leitores sensibilizados."

O livro de poemas está à venda pelo site da Livraria Scortecci pelo valor de R$ 37, além do frete. "Estranhamentos" será autografado pelo servidor Lucimar Justino durante o lançamento oficial da obra na Livraria Cultura, no dia 7/10.

"Minha mensagem final é que, em tempos de mísseis, cercas e muros, construir pontes parece impossível. Tempos difíceis, de fato, mas uma oportunidade para desafios. As palavras podem não mudar o mundo, mas tocam pessoas. E pessoas tocadas mudam o mundo", afirmou.

Confira abaixo o poema publicado na contracapa do livro:

O mundo não precisa de mais armas.
O mundo não precisa de mais muros.
O mundo precisa de mais amor.
O mundo precisa de mais pontes.
O mundo precisa de mais livros e poesia.

Quem se arma espera a guerra.
Quem se ama espalha o amor.
Desarme-se. Ame-se. Ame-me.

13/09/2018

VOLTAR AO TOPO