< Voltar para o site da ANAJUSTRA

Panorama: exposições sobre José Saramago e Dona Canô, shows de Chico César, Arnaldo Batista e Vanessa da Mata

Ir a um show ou uma exposição é sempre uma experiência de contato com o "outro", o artista e o autor da obra, e os desdobramentos são diversos em cada pessoa. Algumas experiências são guardadas na memória e passam a fazer parte do cotidiano. A cada mês indicamos novas oportunidades para que esses encontros sejam realizados. Em maio, é possível comparecer a exposições e apresentações musicais nas cidades de Brasília, Salvador e São Paulo.
Confira!

Para Ver

José Saramago em SP

O uso inédito de um rico acervo de materiais audiovisuais, criando uma vivência singular do ponto de vista de José Saramago em primeira pessoa, é a proposta da exposição "Os Pontos e a Vista", em cartaz até o dia 3 de junho, no Farol Santander, em São Paulo.

A exposição pretende olhar para as diferentes dimensões do português, ampliando a compreensão que o público brasileiro tem sobre o autor português, um dos maiores legados da literatura contemporânea.

A entrada para a exposição é gratuita. Também é possível visitar outros andares do Farol, localizado na Rua João Brícola, 24 
Centro de São Paulo. Acesse o site para mais informações.

Dona Canô em Salvador

A matriarca da família Velloso ganhou uma homenagem com o tema "Ser Feliz É Para Quem Tem Coragem", em exposição na Caixa Cultural de Salvador até o dia 27 de maio. Dona Canô viveu até os 105 anos de idade e era uma das mais notáveis mulheres centenárias da Bahia, símbolo da cidade de Santo Amaro, no Recôncavo Baiano.

A mostra conta com peças como objetos pessoais de Dona Canô, com destaque para a sua coleção de terços e um altar de orações, fotografias raras do acervo familiar, textos em verso e prosa assinados por filhos e netos, além de depoimentos em vídeo – inclusive com falas de Maria Bethânia e Caetano Veloso - exibidos em projeções mapeadas.

Na ambientação, "Ser Feliz É Para Quem Tem Coragem" propõe um passeio, atento e sem pressa, à cidade de Santo Amaro e à morada de Dona Canô. Seis espaços se alinhavam numa costura cuidadosa de amor, fé, família e força feminina. Lá estão representadas as ruas e casas características de Santo Amaro, a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Purificação, a Feira da cidade e, claro, a casa da família Velloso.

Visite a exposição de terça a domingo, das 9 às 18h, na Caixa Cultural, situada na Rua Carlos Gomes, 57, no Centro. A entrada é gratuita. Acesse o site.

Para Ouvir

Chico César em Brasília

O cantor e compositor paraibano Chico César apresenta em Brasília o show "Estado de Poesia", no dias 11, 12 e 13 de maio, na Caixa Cultural. O show é resultado do seu premiado oitavo álbum, lançado em 2015. No palco, o músico apresenta um repertório com novas composições e que transita por diversos ritmos regionais, combinando elementos de frevo, xote, samba, forró, toada e reggae, em uma mistura solar e colorida.

Os ingressos custam R$ 20 (inteira) e podem ser adquiridos na bilheteria da Caixa. Confira na página o horário de funcionamento.

Arnaldo Batista em SP

Considerado uma lenda viva e um dos mais representativos ícones de nossa música jovem, Arnaldo Batista vem em apresentação solo, cantando e tocando ao piano de cauda, com projeções de suas obras como artista plástico servindo de vídeo cenário, nos dias 17, 18, 19 e 20 de maio, na Caixa Cultural paulistana. No repertório, vários de seus clássicos e músicas de seus próprios ídolos e influências, como Bob Dylan e Beatles.

As apresentações serão realizadas sempre às 19h15, e os ingressos deverão ser retirados a partir das 9h do dia de cada apresentação. A entrada é gratuita. Mais informações na página do evento.

Vanessa da Mata em Salvador

A mato-grossense Vanessa da Mata apresentará o show "Caixinha de Música" no Teatro Castro Alves, em Salvador, no dia 25 de maio, às 21h. Fruto de CD e DVD homônimos, “Caixinha de Música” traz novas composições, além dos hits de sucesso que tornaram a cantora e compositora mato-grossense conhecida em todo o Brasil.

Gravado ao vivo, em duas noites de maio, em São Paulo, o show, que tem direção musical do guitarrista Maurício Pacheco, reúne três novas canções da artista, além da faixa que dá nome ao novo trabalho. Vanessa apresenta ainda “Orgulho e Nada Mais” e “Gente Feliz”, também registrada em faixa bônus com uma das maiores revelações da cena brasileira, o grupo BaianaSystem.

Os ingressos custam a partir de R$ 90 (inteira) e podem ser adquiridos na bilheteria do TCA, de segunda a sábado, das 10h às 22h, ou aos domingos, das 9h às 21h. Também é possível comprar pelo site Ingresso Rápido.

04/05/2018

COMENTÁRIOS(S) PARA ESTE POST

Comentar

VOLTAR AO TOPO