< Voltar para o site da ANAJUSTRA

Athos Bulcão, Anima Mundi, shows de Oswaldo Montenegro e Jorge Ben Jor no Panorama

Para algumas pessoas o mês de julho é sinônimo de férias e descanso, mas se depender da programação do Panorama, os dias não serão tão calmos. Tem exposição em Salvador, festival de animação em São Paulo e no Rio de Janeiro, shows de dois artistas consagrados e uma indicação de leitura. Confira!

Para Ver

Athos Bulcão em Salvador

Reconhecido como um dos ícones da arte moderna brasileira, o artista Athos Bulcão, especialista em murais e azulejaria, trabalhou em parceria com Oscar Niemeyer em diversas construções. A obra de Athos é marcada pela utilização de elementos geométricos nas construções de Brasília, Rio de Janeiro e Buenos Aires.

Em exposição até o dia 20 de agosto, na Caixa Cultural de Salvador, a mostra "Athos Bulcão - Tradição e Modernidade" apresenta 40 obras de formatos variados, que abrangem os fundamentos criativos e signos plástico-poéticos de Bulcão. Seis grandes murais de azulejos são expostos acompanhados de seu projeto/planta e de uma foto de sua aplicação no local de origem. Além disto, os visitantes poderão desfrutar de uma monumental instalação cenográfica que reproduz a fachada do Teatro Nacional de Brasília, marco da arquitetura nacional criado pelo artista.

Conheça um pouco mais do artista no site da Caixa Cultural de Salvador. A exposição tem entrada gratuita e pode ser visitada de terça a domingo, das 9h às 18h.

Anima Mundi em SP e Rio

Comemorando 25 anos, o festival Anima Mundi será realizado este mês, nas cidades do Rio de Janeiro (14 a 23/07) e São Paulo (26 a 30/07), e apresentará uma retrospectiva das melhores produções, nacionais e internacionais, exibidas durante todas as edições do festival.

Considerada a maior maratona animada da América Latina, o Anima Mundi oferece, ainda, palestras e aulas para os espectadores que têm interesse em se aprofundar no assunto. Entre elas, destaca-se a masterclass com Robert Feng, responsável pelo desenvolvimento criativo da abertura da série Game of Thrones. A programação do Anima Forum pode ser conferida no site do festival, além dos valores para cada atividade.

No Rio, o Anima Mundi vai ocupar o Centro, num circuito que integra Cine Odeon, Espaço Cultural BNDES, Centro Cultural Justiça Federal, Cinemateca do MAM, Centro Cultural dos Correios e Centro Cultural do Banco do Brasil; em São Paulo, o festival será realizado na Caixa Belas Artes, CCBB, CCSP, Cinemateca Brasileira e chega também as salas do Circuito Spcine.

Confira mais informações no site do Anima Mundi.

Para Ouvir

Oswaldo Montenegro em Salvador

Comemorando 40 anos de carreira, Oswaldo Montenegro subirá ao palco do Teatro Castro Alves, em Salvador (BA), no dia 14 de julho, às 21h, com sucessos de toda a carreira do cantor e compositor. O show "Nossas Histórias" terá no repertório as canções “Bandolins”, “Lua e Flor”, “Metade”, “Estrada Nova”, “A Lista”, “Intuição” e tantas outras que se incorporaram ao inconsciente coletivo do público brasileiro de forma definitiva.

O ingresso para o show está à venda na bilheteria do Teatro Castro Alves, localizado na Praça Dois de Julho, bairro Campo Grande, em Salvador (BA), e no site Ingresso Rápido.

Jorge Ben Jor no Rio de Janeiro

Acompanhado da Banda do Zé Pretinho, Jorge Ben Jor fará duas apresentações no palco do Circo Voador, no Rio de Janeiro, nos dias 21 e 22 de julho. Com repertório sempre dançante, Jorge Ben Jor apresentará alguns clássicos de sua carreira, como "Mas que Nada", "O Telefone Tocou Novamente", "W/Brasil" e "Zazueira".

É possível adquirir a entrada para o dia 21 e 22 (clique nas datas) pelo site Ingresso Rápido ou na bilheteria do Circo Voador, na Rua dos Arcos, bairro Lapa, no Rio de Janeiro (RJ).

Para Ler

“Z - A Cidade Perdida”

O jornalista estadunidense David Grann é o autor do livro "Z - A Cidade Perdida", recém-lançado pela editora Companhia das Letras, com um relato sobre a vida do explorador e cartógrafo britânico Percy Fawcett.

Na versão de Grann sobre a vida de Fawcett, o jornalista fez entrevistas com indígenas na Amazônia e utilizou diários escritos pelo explorador, cedidos por uma neta que vive no País de Gales, para tentar desvendar a história do "desaparecimento" do pesquisador e sua equipe, no início do século XX.

O livro "Z - A Cidade Perdida" está à venda em livrarias físicas e virtuais e custa R$ 62,90 no site da editora. Conheça mais detalhes no site da Companhia das Letras.

05/07/2017