< Voltar para o site da ANAJUSTRA

Servidor do TRT3 completa mais de 60 corridas de rua em 4 anos

Faça chuva ou sol, as manhãs do servidor do TRT3, Paulo Roberto Bezerra de Souza, são dedicadas aos treinos de corrida de rua, antes de começar o trabalho no Regional mineiro. Mas essa rotina nem sempre foi assim: "Em agosto de 2011, com 38 anos, iniciei minhas caminhadas com uma certa frequência, pois meus horários eram inconstantes e não conseguia manter um ritmo. Com o tempo, comecei a alternar entre caminhadas e pequenas corridas, assim fui adquirindo resistência. Quando iniciei, estava pesando cerca de 85 quilos, esse foi um dos motivos que me levou a intensificar mais os treinos, pois por questão de saúde, eu precisava ter uma qualidade de vida melhor. Hoje tenho 72 quilos e mantenho", relembra.

Quem vê os relatos das corridas e maratonas no blog, criado por Paulo Roberto para compartilhar o passo a passo de cada prova, até pensa que o percurso foi simples. Mas ele afirma que no início dos treinos, há quatro anos, "não podia subir uma rua mais íngreme ou alguns lances de escadas que já ficava ofegante. Hoje, um pouco mais experiente e bem mais ativo, tenho em meu currículo diversas provas (63, ao total, em três anos e meio de corridas) de 5 a 18km, várias meias maratonas e algo que jamais passaria por minha cabeça: correr uma maratona, e já completei cinco", disse.

Desde que escolheu a corrida como um hobby, Paulo Roberto manteve o mesmo objetivo: "concluir a prova sem sofrer lesões e com a saúde 100%. Corro num ritmo que meu corpo aceita e não com o intuito de chegar em primeiro lugar. Não saio em disparada, respeito meu organismo, sigo num ritmo confortável. Minha maior vitória é concluir uma prova bem. Não importa a classificação, o que vale é chegar e chegar bem. O final de cada prova é sempre gratificante", afirma.

Morando há nove anos em Belo Horizonte, ele é natural de Areia Branca, no Rio de Grande do Norte, fez amizades desde que se mudou para Minas Gerais e continua conhecendo outros apaixonados pelo esporte a cada competição, em diversas cidades brasileiras. "Sempre fiz meus treinos e corridas só. Desde que comecei a praticar corridas, conheci muitos colegas que também são apaixonados por corridas. Algumas vezes corremos juntos para fazer companhia, quando se trata de corridas de longa duração, mas na maioria das vezes corro só. Tenho em minha casa uma bicicleta ergométrica que de vez em quando uso para fortalecimento muscular."

Cada prova tem uma preparação física específica, pensada de acordo com a distância que será percorrida, que varia de 5km até mais de 20km. "Provas com distâncias de até 21km não exigem uma preparação específica. Os treinos semanais (cerca de quatro) são suficientes para eu conseguir um resultado satisfatório. Agora, quando faço treinos longos ou uma corrida que exige um grande esforço, tipo maratona, é necessário um preparo físico e psicológico mais apurado. É essencial uma atividade muscular para aguentar uma prova de longa duração. As pernas são as partes mais exigidas em provas desse tipo. Então, fazer musculação para reforçar a massa muscular é fundamental", explica.

Após cada corrida, Paulo Roberto seleciona fotos, vídeos e outras informações das provas e compartilha os relatos em seu blog, atualizado de acordo com as participações nas competições. Além do link para o blog, o servidor disponibilizou o número de telefone (31 8579-0773) para quem tiver interesse em participar de um grupo no aplicativo WhatsApp chamado "Corridas BH", onde os integrantes trocam informações e dicas sobre o esporte favorito.

why women cheat why do men have affairs why married men cheat
how to cheat on my husband why men have affairs cheaters

-

16/07/2015