Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação. Se você continuar no site, consideraremos que está de acordo com nossa política de Privacidade e de Cookies


Licença poética: destaques de 2019 do Espaço Cultural

 03/01/2020    0    0    492  

Relembre os perfis publicados no blog entre janeiro e dezembro.

Dos bastidores e rascunhos para o blog, a multiplicidade de fazeres aparecem quando reunidos com o mesmo propósito: mostrar a criação e se tornar protagonista de uma história.

Cada arte é resultado de uma vivência subjetiva, materializada em palavras ou imagens. Após muitas horas de trabalho criativo, o mundo de inspirações é transformado em personagens, diálogos e ganha uma forma, seja de poema, crônica, conto, foto, artigo acadêmico ou livro.

No Espaço Cultural, há espaço para todas as histórias vividas pelos colegas da JT, compartilhadas desde 2008. Em 2019, dezoito servidores contaram um pouco do processo criativo e do produto final no blog.

Relembre os posts publicados durante o ano de 2019.

Daniel Ramos Côrtes - TST

Entre cartas, crônicas, contos, poemas, estudos bíblicos e reflexões, o servidor aposentado pelo TST, Daniel Ramos Côrtes, se dedica à escrita desde a juventude. No começo, no entanto, a revisão e produção de textos em português não eram objeto de estudo, nem tinham caráter profissional. Além de cirurgião-dentista, com especialização em Odontologia do Trabalho, Daniel cursou bacharelado em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira, resultado da inserção no mundo das letras. Ele tem um livro publicado ("A Mensagem: o que Deus quer que todos saibam”) e mais três manuscritos prontos para edição.

Denise Livonesi - TRT15

Especialista em Cálculos Trabalhistas, a servidora do TRT15, Denise Livonesi, é autora de cinco livros sobre a temática e agora também ministra cursos online. Entre os disponíveis na plataforma www.procalctrabalhista.com.br estão os de PJe-Calc, do básico ao avançado, e outro com foco em atualização e dedução de valores. Além dos cursos na área de Cálculos Trabalhistas, incluindo o de PJe-Calc, Denise também disponibiliza formação em perícia contábil trabalhista, Direito Previdenciário e Direito Bancário.

Eber Myra de Moraes - TRT12

Durante os fins de semana, o servidor Eber Myra de Moraes, do TRT12, já tem sua programação favorita: fotografar. Ele afirma que se especializou em duas vertentes: a sensual e de paisagens. Com isso, normalmente fotografa em cenários diferentes, um com controle total de iluminação, em estúdio, e o outro que depende do dia e do local. Para Eber, a fotografia é uma maneira de contar histórias, algumas vão surgindo espontaneamente nos ensaios e outras são "encomendadas", planejadas, a exemplo de exposições ou concursos fotográficos que exigem uma temática específica.

Fabiano Possebon - TRT15

Há mais de 20 anos, o servidor e escritor Fabiano Possebon mantém uma rotina de criação, inclusive tem uma data definida para produzir: toda quarta-feira ele e a esposa Sandra escrevem textos com assuntos pré-definidos. Fabiano produz crônicas, contos, peças teatrais e colabora periodicamente com jornais.

Confira uma de suas criações na coluna "Marcando Presença".

Geovania Freitas - TRT6

"O Inquilino Palhaço e Outros contos" é o título do quarto livro publicado pela oficiala de justiça do TRT6, Geovania Freitas, lançado no mês de abril de 2019. O livro foi premiado pela Academia Pernambucana de Letras no mês de fevereiro de 2019 na categoria melhor livro de autoria de escritora nordestina. Em 2008, Geovania também foi premiada pelo romance "Pernambucana".

Confira um pouco mais sobre a história dela no perfil publicado na edição atual da ANAJUSTRA em Pauta.

Hermelindo Lopes Filho - TRT2

No dia 9 de julho, durante comemoração do 87º aniversário da Revolução Constitucionalista de 1932, o servidor Hermelindo Lopes Filho, do TRT2, foi homenageado em ato solene na Assembleia Legislativa de São Paulo. O servidor é professor e especialista em Defesa e História Militar.

Jamille Ipiranga - TRT7

Formada em Direito e finalizando a segunda graduação, dessa vez em Jornalismo, a servidora Jamille Ipiranga criou um blog "Jamille Narra Vidas" para compartilhar histórias em formato de reportagem, perfis, entrevistas, crônicas e poemas. Ela também contribuiu com um texto de sua autoria sobre maternidade, publicado no Espaço Cultural no mês de maio de 2019.

J. C. Ramos Filhos - TRT12

Em 2018, João da Cruz Ramos Filho finalizou sua jornada de trabalho na 2ª Vara do Trabalho de Itajaí (SC), após mais de três décadas dedicadas à JT. Para celebrar a nova fase, J. C. Ramos Filho declamou o poema "Aposentado", de sua autoria, durante cerimônia realizada no TRT12. Em agosto, ele também contribuiu para o Espaço Cultural com o poema "Meu pai, meu bom amigo".

João Calaça - TRT4

Em 2009, João Calaça, do TRT4, estava com a passagem comprada para visitar Paris. No dia da viagem ele percebeu que o passaporte estava vencido e não poderia embarcar no voo que saiu do Rio de Janeiro, em direção à capital francesa. Mais tarde, João viu no noticiário que o voo 447 não aterrissou na "cidade luz" por conta de um acidente fatal em pleno Oceano Atlântico. Uma das reflexões sobre a experiência foi materializada no livro "O futuro do presente: um relato sobre o tempo e o acaso..." de sua autoria, publicado pela editora portuguesa Chiado Books, em 2018.

Lucas Ribeiro Prado - TRT11

Lucas Ribeiro Prado reside em Manaus desde 2013, quando iniciou suas atividades na Justiça do Trabalho. Antes disso, ele, que é de Varginha (MG), morou alguns anos em Viçosa, período dedicado aos estudos do curso de Direito e à escrita poética. A partir desse período, Lucas deu início aos poemas que compõem o livro "Ninho", lançado pela Editora Trevo.

Maria do Carmo Guimarães Rodrigues (Téia Camargo) - TRT1

Após a aposentadoria, a servidora e escritora Maria do Carmo Guimarães Rodrigues, que utiliza o pseudônimo Téia Camargo em suas criações, percebeu a dificuldade de vender os livros publicados de forma independente. Em 2019, Téia e seu esposo lançaram a plataforma "Livros e Mais Livros", que reúne escritores independentes com o objetivo de revender as publicações. Os criadores e escritores da plataforma participaram da Bienal do Livro do Rio de Janeiro, no mês de setembro.

Renato da Fonseca Lima - TRT24

Em 2016, a aposentadoria abriu novas possibilidades para o associado Renato da Fonseca Lima: o projeto de escrever um livro. Inicialmente, sem pretensão literária, o objetivo era destacar alguns fatos vividos por ele e sua família durante os anos de 1995 e 1999, período que residiram na cidade de Lyon, na França. Utilizando as cartas como fonte, Renato lançou o livro "Crônicas de Lyon" no formato e-book, publicado na plataforma da Amazon.

Renata Wolff - TRT4

Em 2015, Renata Wolff publicou seu primeiro livro de contos, "Fim de Festa". O livro foi adaptado para o teatro e apresentado pelos formandos do curso de Artes Cênicas da Universidade Estadual de São Paulo (Unesp), em 2017. De lá para cá, Renata tem se dedicado à escrita literária e acadêmica, em especial, por conta do mestrado em Escrita Criativa na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS). Entre as produções recentes dela estão os contos "Feliz aniversário", publicado na "Antologia Três" pela editora Bestiário, e "Flashback" que fará parte da coletânea "Fake fiction: contos sobre um Brasil onde tudo pode ser verdade", disponível para apoio no site Catarse.

Rogério Ratner - TRT4

Compositor, cantor e escritor, Rogério Ratner acaba de lançar em versão impressa o livro intitulado “Woodstock em Porto Alegre”. Ele utiliza a trajetória de Júlio Fürst (Mister Lee) como fio condutor, além de outros eventos que se inscreveram de forma fundamental na década de 1970, tais como as Rodas de Som do Teatro de Arena, o Musipuc, os shows coletivos e individuais realizados, procurando dar um panorama geral da cena musical e cultural daquela época. O livro está disponível também na versão digital.

Rubens Goyatá Campante - TRT3

Com o título "Patrimonialismo no Brasil: corrupção e desigualdade", o livro de autoria do servidor do TRT3, Rubens Goyatá Campante foi lançado na sede do TRT3, no mês de agosto. O trabalho é resultado da tese de doutorado em Sociologia Política, orientada pelo professor Juarez Guimarães, autor do prefácio do livro, e defendida na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Scheilla Brevidelli - TRT2

Com o título "Flores que voam", a servidora Scheilla Brevidelli, do Regional paulista, realizou o sonho de lançar um livro de poesias. O poema que intitula o livro foi escrito por Scheilla em homenagem ao pai e a relação entre os dois, repleta de poesia, desde a infância. Além disso, a poeta também compartilha outras criações no blog umaprosaboa.wordpress.com.

Valdeck Almeida de Jesus - TRT5

O servidor do TRT5, Valdeck Almeida de Jesus, representou o Brasil na XVII edição do Parlamento Internacional de Escritores da Colômbia, em Cartagena das Índias. O escritor fez uma palestra sobre a guerreira Zeferina, líder quilombola que viveu na capital baiana no século XIX, e sua participação na luta pela independência do país. Valdeck Almeida de Jesus é escritor, poeta, jornalista, ativista cultural e mecenas do Prêmio Galinha Pulando de Literatura, desde 2005.

Vera Lúcia Künzel - TRT24

Com o objetivo de formar líderes bem-sucedidos, o livro "Liderança com Base nas Soft Skills" tem a colaboração da servidora do TRT24, Vera Lúcia Künzel, especialista em Gestão de Pessoas por Competências, Indicadores e Resultados pelo IPOG. A servidora explica que diferente das hard skills, relacionadas a habilidades técnicas, as soft skills são capacidades comportamentais, sociais e emocionais que podem ser utilizadas para lidar consigo mesmo e outras pessoas, inclusive no ambiente de trabalho. O livro foi publicado pela Editora Leader e tem 19 capítulos sobre o tema.