Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação. Se você continuar no site, consideraremos que está de acordo com nossa política de Privacidade e de Cookies


Servidor lança livro sobre conceito weberiano de patrimonialismo

 24/07/2019    0    0    266  

Rubens Goyatá Campante aprimorou a tese de doutorado para publicá-la.

Com o título "Patrimonialismo no Brasil: corrupção e desigualdade", o livro de autoria do servidor do TRT3, Rubens Goyatá Campante, será lançado no dia 9/8, a partir das 17h30, no auditório do edifício-sede do Regional mineiro, sediado em Belo Horizonte.

De acordo com o autor, "o objetivo do livro é estudar o conceito weberiano de patrimonialismo e a pertinência ou não de seu uso no Brasil, conectando-o às questões da corrupção, do privatismo e da desigualdade social".

O trabalho é resultado da tese de doutorado em Sociologia Política, orientada pelo professor Juarez Guimarães, autor do prefácio do livro, e defendida na Universidade Federal de Minas Gerais. 

Sobre o livro

"Cresce, aqui e no mundo, o desalento com as instituições da democracia representativa. O indivíduo, glorificado no discurso da propaganda consumista e da ideologia do ego, descobre-se fragmentado e impotente frente a forças que não controla. E os donos do poder descobrem-no vulnerável a manipulações midiáticas cada vez mais eficientes, baseadas na coleta e tratamento maciço de dados pessoais por sistemas de inteligência artificial. Enquanto o capitalismo financeiro empobrece a maioria da população, uma revolta contra a política e os políticos se espraia e favorece aproveitadores 'antissistema', com aspas bem merecidas, pretensos 'salvadores da pátria' que só trazem mais pobreza, repressão e mentiras."

Rubens explica ainda que "uma das causas desse processo é o patrimonialismo, padrão de poder cujo conteúdo é privado, e não público, pois brota das assimetrias agudas de recursos entre pessoas e grupos sociais, e gera a corrupção. Impossível lutar contra a corrupção sem lutar, também, contra o patrimonialismo e a desigualdade". 

É possível adquirir um exemplar diretamente com o autor pelo e-mail: rubenscampante@gmail.com. Outra alternativa é comprar pelo site da editora CRV que disponibiliza o livro no formato impresso ou digital.