Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação. Se você continuar no site, consideraremos que está de acordo com nossa política de Privacidade e de Cookies


Servidora do TRT24 publica capítulo em livro sobre soft skills

 11/07/2019    0    0    267  

Vera Lúcia Küntzel é uma das coautoras do livro "Liderança com Base nas Soft Skills".

Com o objetivo de formar líderes bem-sucedidos, o livro lançado pela Editora Leader, "Liderança com Base nas Soft Skills", tem a colaboração da servidora do TRT24, Vera Lúcia Künzel, especialista em Gestão de Pessoas por Competências, Indicadores e Resultados pelo IPOG. A servidora explica que diferente das hard skills, relacionadas a habilidades técnicas, as soft skills são capacidades comportamentais, sociais e emocionais.

Lidar com outras pessoas e consigo mesmo no ambiente de trabalho é um desafio para os ocupantes de cargos de confiança. Para Vera Lúcia, as soft skills contribuem em vários aspectos no dia a dia: os profissionais que possuem as habilidades engajam pessoas com mais facilidade, se comunicam bem, se adaptam a mudanças, colaboram com a resolução de problemas, são proativos e abertos ao novo.

A melhora na produtividade após a capacitação é destacada por pesquisas realizadas por universidades estadunidenses, entre elas, a de Harvard. Tem interesse no tema? Vera Lúcia também falou um pouco sobre o capítulo "Resiliência e orientação para os resultados", de sua autoria, publicado no livro: "As organizações querem resultados, os resultados vêm das pessoas, as pessoas se desenvolvem olhando, primeiramente, para si mesmas. Assim, precisam desenvolver suas capacidades e habilidades comportamentais. A resiliência é uma dessas capacidades, é a soft skill da transformação. Quando estamos diante de um problema como devemos agir? Quando as dificuldades nos desafiam precisamos do nosso plano 'B', os imprevistos acontecem, mas não podem nos desviar dos nossos propósitos, devemos manter o foco. O momento é do mundo VUCA (Volátil, Incerto, Complexo e Ambíguo), e impõe grandes desafios às lideranças, que precisam desenvolver a sua resiliência para manter a positividade diante das adversidades, e fazer com que suas equipes fiquem engajadas e que contribuam para resultados. A visão sistêmica, o conhecimento da estratégia, da missão, da visão e dos valores aliados à percepção do ambiente, favorecem o desenvolvimento da resiliência."

Sobre o livro

Composto por 19 capítulos e coordenado por Cyndia Laura Bressan e Mariluce Lemos Guetten Ribeiro, os autores compartilham conhecimentos sobre o ambiente corporativo, a exemplo dos temas "Comunicação efetiva" e "Liderança empática". Os leitores também terão acesso a dicas e exercícios para desenvolver ou fortalecer as soft skills exigidas atualmente no ambiente corporativo.

O livro é da Editora Leader e já está disponível para vendas pelo site.

*Com informações do IPOG