Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação. Se você continuar no site, consideraremos que está de acordo com nossa política de Privacidade e de Cookies


Servidor lança livro “Crônicas de Lyon”

 07/06/2019    0    0    389  

Renato da Fonseca Lima rememora as experiências vividas na cidade francesa.

Em 2016, a aposentadoria abriu novas possibilidades para o associado Renato da Fonseca Lima: o projeto de escrever um livro. Inicialmente, sem pretensão literária, o objetivo era destacar alguns fatos vividos por ele e sua família durante os anos de 1995 e 1999, período que residiram na cidade de Lyon, na França.

“Quando fomos pra lá nossos filhos tinham 9 e 5 anos. Mais recentemente, ao comentar com eles acontecimentos desses tempos, percebi que muitas coisas estavam se perdendo. Dessa forma começou a se desenhar para mim o projeto de uma espécie de livro de memórias daquele período.”

Nesse período, a Internet ainda engatinhava no Brasil e Renato se comunicava com os amigos e familiares por cartas. São elas que compõem a narrativa do livro. “No entanto, uma vez que trata-se de uma compilação das correspondências que troquei com amigos e parentes na tentativa de saber das coisas do Brasil e de compartilhar com eles a rica experiência que estávamos vivenciando, o texto acabou extrapolando o projeto inicial, transformando-se num relato de causos e de nossa interação com a sociedade francesa”, diz.

No livro, Renato relembra a saga de uma mudança de país e conta um pouco do cotidiano, a aprendizagem dos adultos e da crianças, e o respeito à cultura francesa. “Como lidamos com adaptações, viagens diferentes e situações inusitadas são os aspectos que os leitores vão encontrar no livro. Vale a pena ler uma história, familiar, bonita e engraçada”, afirma.

Após revisitar e formatar o conteúdo das cartas, “a fim de torná-las palatáveis também a outros leitores”, de acordo com Renato, o formato escolhido para publicar o livro foi como e-book na plataforma da Amazon, um modelo em ascensão e utilizado especialmente por escritores independentes.

Para conhecer as aventuras da família brasileira no período francês, além de apoiar a produção autônoma do escritor Renato da Fonseca Lima, faça o download do livro por R$ 1,99 no site da Amazon.