TRT4 celebra Dia Internacional da Mulher com duas exposições

 01/03/2019    0    0    140  

Márcia Baroni e Aline Daka são as artistas convidadas do mês de março.

"Descoladas" e "Mulheres Caídas" são as duas mostras que acabaram de entrar em cartaz no TRT do Rio Grande do Sul: a primeira reúne colagens de autoria da artista plástica Márcia Baroni e ficará exposta no saguão do prédio-sede, em Porto Alegre (RS). A segunda é uma coleção de histórias em quadrinhos de autoria da ilustradora Aline Daka, e ficará exposta no Foro de Porto Alegre. 

As duas mostras têm entrada gratuita, de segunda a sexta-feira, das 10h às 18h, e ficarão em exibição até o fim do mês de março.

Sobre Márcia Baroni

A artista nasceu em 1960, em Porto Alegre. Estudou desenho e pintura na infância e adolescência com Gessy Geyer. Depois de alguns anos produzindo pintura sobre tela, adquiriu livros de técnica e desenho da figura humana. Após esse período, descobriu o método da colagem. Sua fonte de inspiração, além de sua professora, teve outros dois fatores: visita a uma mostra do artista plástico Vik Muniz, bem como, em um período da sua vida, estar sem condições financeiras para adquirir telas e tintas. Assim restaram as velhas revistas, tesoura, cola, suas ideias e uma mescla de vontade com necessidade. Nos últimos anos, desenha, pinta e desenvolve as colagens. Expôs também como convidada em alguns eventos na capital gaúcha.

Sobre Aline Daka

A exposição de Aline Daka reunirá histórias em quadrinhos, em preto e branco, apresentadas na UFRGS no ano de 2018 como uma dissertação de mestrado. O trabalho tem como tema as mulheres artistas e criadoras marginais e problematiza questões de memória, identidade e autoria. Abrange as poetas beatniks, as punks, as mulheres caídas do tango, as mulheres modernas, as escritoras góticas, as primeiras acadêmicas “preciosas” e as meninas de periferia, mal-educadas para a arte, dentre outras “mitologias” modernas e clássicas.

*Com informações do TRT4