Após se livrar de acidente aéreo, servidor inicia atividade de escritor

 19/02/2019    0    0    477  

João Calaça, do Rio de Grande do Sul, é autor da obra "O futuro do presente: um relato sobre o tempo e o acaso...".

Em 2009, João Calaça, do TRT4, estava com a passagem comprada para visitar Paris. No dia da viagem ele percebeu que o passaporte estava vencido e não poderia embarcar no voo que saiu do Rio de Janeiro, em direção à capital francesa. Mais tarde, João viu no noticiário que o voo 447 não aterrissou na "cidade luz" por conta de um acidente fatal em pleno Oceano Atlântico.

"A conclusão é triste, todos os passageiros vieram a falecer, e seguramente se eu tivesse embarcado também não estaria mais vivo. Esse fato me fez refletir muito sobre várias questões, que eu fui aos poucos anotando e a partir daí criei um pequeno roteiro, que serviu como linha para que eu fosse materializando a obra."

A obra que ele comenta é o livro "O futuro do presente: um relato sobre o tempo e o acaso..." de sua autoria, publicada pela editora portuguesa Chiado Books, em 2018. João afirma que até o acidente aéreo não tinha pensando em ser escritor, apesar de sempre conviver com leitura, escrita e interpretação de texto na rotina de trabalho. Enquanto leitor, ele cita Fernando Pessoa e Clarice Lispector como seus autores favoritos, e tem preferência por ler biografias.

Rotina criativa

Após o acidente, que completará dez anos em 2019, João estabeleceu uma rotina de escrita, especialmente após iniciar o teletrabalho. "Organizei minha rotina de forma a escrever durante duas horas diariamente, e seis horas aos finais de semana. Eu preciso de silêncio e através de uma espécie de conexão interior, eu consigo deixar fluir minha criatividade."

Sobre o livro, o escritor diz que "consiste em uma avaliação pessoal de todo o somatório de experiências que resultaram na persona atual, com erros, acertos, dúvidas, inseguranças e verdades. É basicamente uma releitura de todas as personas existentes em cada momento temporal e como essas individualidades se fundiram e resultaram no indivíduo atual".

"O futuro do presente: um relato sobre o tempo e o acaso..." está disponível no site da editora Chiado Books. Para entrar em contato com o escritor João Calaça, envie mensagem para o perfil pessoal no Facebook.