Licença poética: confira os destaques do Espaço Cultural

 04/01/2019    0    0    311  

Em 2018, o Espaço Cultural compartilhou histórias de servidores que se dedicam à escrita, entre elas, a literária, técnica, mediúnica, além da fotografia. Em cada livro, artigo, poema, crônica e fotografia há um pouco do que estava dentro de cada autor, conteúdo lapidado de maneira espontânea ou programada.

Há uma década, o Espaço Cultural compartilha a determinação criativa de quem se dispõe a contar o que viveu. Confira a seguir os perfis publicados no blog entre os meses de junho e dezembro.

Livros, artigo e poesia

Marcos São Mateus Mônaco - TRT5
Marcos é autor do livro “Coração de Poeta, em prosa e verso”, que conta a história de Antônio José Soares de Souza Júnior, autor da letra do hino do Estado do Rio de Janeiro e patrono da cadeira 42 da Academia Fluminense de Letras. A obra é a primeira biografia sobre o escritor e traz recortes de jornais e transcrições de críticas da época, além de uma pequena antologia de poesias e de contos.

Maria Alice Gurgel do Amaral - TRT2
As memórias de uma comemoração de aniversário inspiraram a crônica “Alegria na longevidade”, publicada no blog, no mês de junho. Maria Alice exerceu sua habilidade enquanto escritora para registrar o acontecimento do cotidiano e homenagear a mãe de uma amiga que conheceu no TRT2.

Ari Heck - TRT4
"Um jogador muito especial" é o quinto livro de autoria do servidor aposentado, Ari Heck, que lançou a obra durante a 64ª Feira do Livro de Porto Alegre, em novembro. A história é autobiográfica: narra as táticas do personagem "Arizinho", vítima de poliomelite (paralisia infantil), para conseguir jogar futebol com as outras crianças, na década de 1970, no interior do Rio Grande do Sul.

João da Cruz Ramos Filho - TRT12
Os benefícios da conciliação, no âmbito judicial, inspiraram um poema feito pelo servidor aposentado e publicado no Espaço Cultural, em novembro, antes da 13ª Semana da Conciliação.
João é poeta e criador do projeto "Camisinha Poética", que tem como objetivo colaborar com a campanha de prevenção da aids e de doenças sexualmente transmissíveis. Ele imprime fotos e poemas de sua autoria nas embalagens dos preservativos e distribui gratuitamente.

Valdeck Almeida de Jesus - TRT5
Jornalista e poeta, o servidor Valdeck organizou o livro “Poéticas periféricas: novas vozes da poesia soteropolitana”, lançado no mês de julho, em Salvador (BA). O livro é composto por mais de cem poemas e registra parte da produção literária de Salvador. Traz denúncias contra o genocídio da juventude negra e periférica, racismo, homofobia, racismo religioso, machismo e todas as opressões.

Hermelindo Lopes Filho - TRT2

Especialista em defesa e historiador, o servidor Hermelindo lançou o livro “1964 - Precursores da academia da força aérea - O novo “Ninho das Águas”, no mês de julho, durante a Olimpíada de História Militar e Aeronáutica, da Academia da Força Aérea (AFA). O livro foi escrito em parceria com o coronel Claudio Passos Calaza.

Eneida Dias de Miranda - TRT13
“WhatsApp: merece uma reflexão?”. Argumentando sobre a incoerência na utilização de redes sociais no dia a dia, a servidora Eneida compartilhou um artigo no blog, propondo uma reflexão sobre o tema.

Janete de Azambuja Correa - TRT4
Após 22 anos de dedicação e estudo à doutrina espírita, a servidora Janete lançou seu primeiro livro psicografado: “As Algemas Emocionais da Alma”. “A escrita mediúnica é um processo peculiar. Requer estudo, preparação constante, concentração e conexão mental com a espiritualidade. Exige seriedade e disciplina. Toda obra mediúnica implica em doação total dos direitos autorais, pois o objetivo é alavancar obras assistenciais realizadas no movimento espírita”, afirma a servidora.

Téia Camargo - TRT1
Após conhecer alguns locais nos Emirados Árabes, Téia começou a escrever o livro “Turistando por Abu Dhabi, Dubai e Sharjah”, lançado na Bienal Internacional do Livro São Paulo, no mês de agosto. O livro é diário de viagem, repleto de fotos deslumbrantes, que revela aspectos fascinantes da cultura, costumes, tradições dos Emirados Árabes Unidos, muito além dos roteiros tradicionais.

Isaias Nunes Cavalcante - TRT2
Com base na observação diária de equívocos cometidos por advogados ao peticionar um processo, o servidor do TRT2, Isaias Nunes Cavalcante, obteve o material que compõe o livro “Processo trabalhista falhas e dicas - Da entrevista do cliente ao pós-sentença”, de sua autoria. No Tribunal, Isaias atuou por nove anos como secretário de audiência e quatro anos como assistente de diretor.

Lucimar Justino - TRT2
Doze anos após ter iniciado o projeto para publicar um livro com poemas autorais, Lucimar Justino lançou o livro “Estranhamentos”, com poemas de amor, sobre o silêncio, o fazer poético, reflexões sobre a vida e temas diversos.

Pedro Henrique Guedes Bueno - TRT15
Em seu romance de estreia, o livro “Enquanto durmo”, o servidor Pedro Henrique narra as desventuras de três adolescentes que, após cometerem um crime, deixam o local onde nasceram e partem em busca de uma nova vida num ambiente totalmente desconhecido e degradado. O livro foi lançado na Bienal Internacional do Livro de São Paulo, no mês de agosto de 2018.

Beatriz Quadros - TST
"Bipolar é a vovozinha" é o título do livro autobiográfico da escritora e servidora aposentada, Beatriz Quadros, lançado em novembro, na cidade de Foz do Iguaçú. "O livro tem por objetivo facilitar o reconhecimento, ultrapassar o preconceito e desmistificar o tratamento do Transtorno Bipolar (TB). Traz recomendações claras de como vencer o estigma da bipolaridade e reagir de forma positiva ao prognóstico", disse.

Sadi Pierozan - TRT4

Sadi escreve com frequência há cinco anos, tempo que levou para finalizar seu primeiro livro: "A Lei do Tempo", um romance baseado no conto de mesmo nome que havia escrito ainda na adolescência. 
Publicado em e-book, a renda obtida com a venda do livro será destinada à campanha de erradicação da poliomelite.

Carlos Nogueira - TRT12

Amar, ser e perceber. Carlos Nogueira, poeta, jornalista e servidor do TRT12, dividiu em três partes os poemas do seu primeiro livro: "Amar sem advérbios", lançado no mês de novembro. O livro está à venda pelo blog do servidor e poeta.

Marion Muggiati - TRT9

"Epidemia" é o título do quinto livro de autoria da servidora e escritora Marion Muggiati. O livro retrata a vulnerabilidade da espécie humana frente a um misterioso ser microscópico que desafia a comunidade científica, os governos e as instituições.

Marcio Santim - TRT15

Em 2018, o servidor publicou sua terceira obra: "O fim da intimidade – voyeurismo e exibicionismo nas redes sociais", dividido em duas partes, de acordo com o autor. "A primeira mais acadêmica em que explico e analiso o tema com conceitos da Psicologia, Sociologia e Filosofia. E uma segunda parte mais empírica e fundamentada na observação das redes sociais e alguns de seus efeitos exercidos sobre a vida das pessoas."

Fotografia

Ranerio Vieira - TRT3
A luz da manhã e do pôr do sol são as favoritas para quem gosta de fotografar fora do estúdio, utilizando apenas luz natural. Ranerio também é admirador da “hora mágica” e aproveita cada segundo para registrar o que se destaca em sua frente. Ele utiliza a rede social Instagram para compartilhar as fotografias e interagir com outros apaixonados pelas imagens.
Confira mais em: www.instagram.com/ranerio