< Voltar para o site da ANAJUSTRA

Especialista em história militar, servidor do TRT2 relembra marcos da aviação brasileira em livro

Santos Dumont é a primeira referência para a maioria das pessoas quando o assunto é aviação, seja voando em balões dirigíveis ou pilotando o "14 Bis", em Paris. Mas do início do século XX para cá, homens e mulheres atuaram na aviação civil brasileira sem tanto reconhecimento das pessoas que estão fora do meio militar. O servidor do TRT2, professor  e especialista em defesa, aviação e história militar, Hermelindo Lopes Filho, destinou alguns trechos do seu livro "Nas Asas da História da Força Aérea Brasileira", lançado em 2012, a esses personagens. 

O interesse pelo assunto acompanha o servidor desde a infância sob influência do pai que colecionava artigos de "militaria" e do avó, "um apaixonado pela história militar mundial", afirma. Hermelindo transformou a paixão em trabalho, possuindo um dos maiores acervos sobre história militar brasileira. Por conta desse acervo e de sua dedicação ao tema, o servidor escreve constantemente para revistas e sites especializados em defesa, tecnologia, história e aviação militar, entre eles, o periódico "Ideias em Destaque", do Instituto Histórico e Cultural da Aeronáutica (Incaer).

No primeiro livro lançado sobre a história da FAB (a edição física está esgotada), o servidor relembra alguns fatos relevantes desde "os experimentos de balões de Bartolomeu de Gusmão aos dirigíveis de Júlio César Ribeiro de Souza, Augusto Severo, ao 14 bis de Santos Dumont, passando pelo 1º voo do Correio Aéreo Militar (atual Correio Aéreo Nacional – CAN), realizado em 12 de junho de 1931, esses são os primeiros marcos históricos da aviação brasileira."

Apesar da paixão pela aviação, foram as ciências exatas, em especial a física, que ganharam quando o servidor iniciou a sua vida profissional. "A priori, meu interesse acadêmico foi pelas  ciências exatas, pois em meados  dos anos 1970, o Brasil era promissor na área nuclear com grandes investimentos no setor. O que acabou influenciando muitos jovens de minha geração para a formação acadêmica em física. Certamente o meio familiar permitiu-me uma liberdade de pensamento aliada com a indicação e leitura de bons autores que contribuíram para minha formação intelectual. Durante certo tempo, dei aulas de física e aprendi a responsabilidade, a magia e o encantamento na arte de ensinar, além de estar na posição prazerosa de aprender cada vez mais", disse.

Atualmente, além do trabalho no TRT paulista, Hermelindo participa constantemente de palestras e eventos sobre história militar e aeronáutica brasileira, como recentemente o convite feito pelo renomado Centro de Preparação de Oficiais da Reserva da Aeronaútica de São José dos Campos (CPORAER-SJ) para palestrar aos alunos do Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA). E foi membro da comissão examinadora durante a segunda edição da Olimpíada de História Militar e Aeronáutica da Academia da Força Aérea Brasileira (AFA), realizada no mês passado. O primeiro livro foi lançado durante a Mostra Cultural de Aviação Militar, realizada no Museu de Arte Brasileira da Fundação Armando Alváres Penteado (FAAP), em São Paulo.

"Também estou finalizando dois livros: um sobre a  tecnologia militar brasileira e outro que aborda os procedimentos de Segurança Institucional", disse. Ele explica, ainda que "a criatividade se processa em uma relação interativa entre o sujeito e o  meio em que vive de modo que nesse contexto a imaginação funciona como um combustível intelectual sendo mais importante que o conhecimento. Outras características que considero relevantes no processo de criação são: a segurança, a confiança e sobretudo um pensamento livre e independente."

Para conhecer um pouco mais sobre a história militar e da aviação no Brasil, acesse a versão compacta do livro "Nas Asas da História da Força Aérea Brasileira", disponível para download gratuitamente no site da FAAP. Para entrar em contato com o servidor, envie e-mail para hermelindo.lopes@yahoo.com.

after an abortion terminating early pregnancy las vegas abortion clinics

-

how to cheat on husband reasons why wives cheat on their husbands catching a cheater
how to terminate a pregnancy naturally centaurico.com abortion clinics in oklahoma

20/08/2015

VOLTAR AO TOPO