MUDAR AQUI

Uma homenagem da ANAJUSTRA
em comemoração ao Dia do Servidor Público 

Parabéns, servidor!

Comemoramos, mais uma vez, o Dia do Servidor exaltando o trabalho notável daqueles que fazem a diferença na Justiça do Trabalho, tornando-a o ramo da Justiça mais célere, conciliador e informatizado do país, de acordo com o relatório Justiça em Números 2019 (ano-base 2018).

Conforme dados divulgados neste ano, um litígio trabalhista é julgado, em média, em nove meses. Nas varas federais esse prazo sobre para 1 ano e 10 meses e, nas varas estaduais, para 2 anos e 4 meses. A Justiça do Trabalho também soluciona grande parte dos seus processos por meio de acordo entre as partes. Em 2018, cerca de 39% dos processos em fase de conhecimento foram resolvidos desta forma.  

E, por trás deles, está o trabalho de milhares de analistas, técnicos e auxiliares que, mesmo diante de tal cenário e de um contexto de desvalorização da coisa pública, se doam incansavelmente e desafiadoramente ao público e à  instituição, construindo um legado social imensurável. 

É com muito orgulho que representamos a categoria, atuando para defendê-la, valorizá-la e motivá-la, cada vez mais, lembrando-nos sempre da célebre frase de Montaigne que diz

"A mais honrosa das ocupações é servir o público e ser útil ao maior número de pessoas".

image

Perfil do servidor público

Homens são maioria

Os últimos levantamentos revelam que a grande maioria é do sexo masculino e corresponde a 62% do total de quadro de servidores. No poder Executivo, por exemplo, eles representam 80%, enquanto no Legislativo e no Judiciário os percentuais são de 56% e 49%, respectivamente.

Escolaridade 

Ainda sob esse recorte, a maioria dos servidores têm entre 30 e 50 anos. Os profissionais dessa faixa etária representam 45%. E, quanto à formação, 52% tem nível superior.

Vínculo 

A maioria dos vínculos empregatícios é com o Poder Executivo com 54.07% (570.5 mil), seguido pelo de Autarquia com 25.61% (270.2 mil), o Poder Judiciário com 10.14% (107 mil), outros vínculos chegam a 7.74% (81.7 mil) e por último o Poder Legislativo com 2.45% (25.8mil).

Salários 

Os salários dos funcionários públicos são pagos pelos cofres públicos, dependendo da localidade. Se for municipal, são pagos pelas prefeituras; se estadual, pelos governos estaduais; e se federal, pagos pelos cofres da União.

De acordo com o relatório, 12 a cada 100 trabalhadores brasileiros são servidores públicos, o que representa cerca de 1,6% da população.

Quem são os servidores públicos?

image
image

*Dados do Justiça em Números 2019

DEIXE SUA HOMENAGEM:

Você tem um colega de trabalho que faz diferença na JT?

A campanha do calendário 2020 da ANAJUSTRA já foi encerrada, mas você ainda pode homenagear um colega de trabalho e ver seu depoimento publicado aqui.


OBS: Para conhecer os servidores mais votados, acesse a aba "Servidores Notáveis" desse especial.